Oficina de ginecologia: uma manhã dedicada à saúde da mulher
Entender o que se passa em nosso corpo, com a nossa saúde, vai nos ajudando a fazer escolhas mais conscientes e verdadeiras. Nesse processo de autoconhecimento é natural que apareçam dúvidas relacionadas à escolha do método contraceptivo, às diferenças e possibilidades de integração entre ginecologia natural e ginecologia tradicional e a alterações na mama que às vezes podem aparecer nos exames.
Para conversar sobre esses temas, o Núcleo Cuidar organizou no último dia 24 de março a primeira oficina de ginecologia de 2018. Coordenada pela equipe de médico e médicas ginecologistas e obstetras do Núcleo Desireé Encinas, Andrea Rebello e Gustavo Kesselring, a oficina aconteceu em uma manhã de sábado e foi um evento gratuito, aberto a todas as interessadas.
Sentadas em roda, as participantes conversaram com a equipe sobre os tipos de métodos anticoncepcionais (pílula, DIU hormonal, DIU de cobre, anel vaginal, diafragma, entre outros), indicações e contra indicações para cada um dos métodos e porcentagem de falhas de cada um.
Outro assunto abordado foram as alterações na mama (nódulos, dores, displasias e tumores), que muitas vezes causam preocupações nas mulheres que se deparam com essas situações.
Por fim, a médica Andrea Rebello apresentou às mulheres o conceito de ginecologia natural como uma possibilidade de autoconhecimento, de resgate de sabedorias ancestrais e de complementaridade à ginecologia tradicional.
A próxima oficina está prevista para acontecer em junho, com um tema sugerido por quem esteve neste primeiro encontro. Em breve compartilhamos a programação com vcs!