skip to Main Content

PSICANALISTA E ENFERMEIRA OBSTETRA

Biografia:

Sua formação acadêmica inicia pela enfermagem obstétrica e neonatal, pela Unifesp e após alguns anos de prática assistencial em hospitais, Beatriz concluiu um programa de mestrado em saúde materno infantil, pela Escola de Enfermagem da USP. Neste período, ela começou a ler sobre psicanálise e mergulhou no universo instigante da subjetividade.

Em 2005, inicia estudos formais em psicanálise, no Curso de Aperfeiçoamento em Clínica Psicanalítica: conflito e sintoma, do Instituto Sedes Sapientiae e em sequência, o curso de Especialização em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise, no Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia, USP.
Continuou os estudos em nova formação, agora pelo Instituto Gerar de Psicanálise.

Beatriz é mãe de 4 mulheres. Sua terceira filha, Andreia, teve um breve percurso de vida e ela lhe mostrou as lacunas e o silêncio que se estabelece após as graves intercorrências no parto. Seu luto solitário sinalizou o caminho para o trabalho que desenvolve hoje com mulheres enlutadas.

Durante um longo período, atendeu partos humanizados até que, junto com a pandemia do Covid 19 e frente à impossibilidade de frequentar ambiente hospitalar, percebeu que havia chegado o momento de transformar sua prática profissional e criar raízes na clínica psicanalítica e nos estudos sobre luto e finitude.

Atualmente, suas atividades profissionais tem sido a moderação de grupos de apoio às perdas gestacionais e neonatais e o atendimento de consultas psicanalíticas.
É sócia fundadora do Núcleo Cuidar (@nucleocuidar.sp) desde 2008.
No Instituto do Luto Parental, é a coordenadora de relações com instituições.

Em 2023, ampliando sua atuação na psicanálise, divulga também os atendimentos em clínica psicanalítica para bebês.

Back To Top