Conteúdo Principal

Atividades regulares

Home/Atividades

Grupo de Gestantes e Casais

São espaços de reflexão em que conversamos sobre tipos de parto, dor no parto, métodos de alívio, como se preparar para a chegada do bebê em casa, amamentação e sobre a equipe que estará presente no momento do nascimento. Contamos com materiais educativos para simulação de trabalho de parto e filmes e documentários de interesse do grupo. Os encontros são conduzidos pelos profissionais do Núcleo, com participações especiais de convidados.

Com a equipe Núcleo Cuidar
Quando: quinzenalmente, terça-feira, às 20h
Gratuito

Roda de pós-parto para mães e bebês

A chegada de um bebê vem sempre acompanhada de intensas  mudanças na vida da mulher e do casal. Além dos desafios de atender às demandas do filho, de compreender o processo da amamentação, aprender a se relacionar com ele e rever o papel de cada um na família e em seus grupos sociais, o casal  se depara com uma variedade de sentimentos nem sempre fáceis de compreender.

Com a equipe Núcleo Cuidar
Quando: quarta-feira, das 14h às 15h30
Contribuição: entre em contato conosco!

Ambulatório de amamentação

Amamentar é uma experiência única que traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Muitas vezes nos esquecemos que ela é um processo de aprendizagem e que é natural surgirem dúvidas, inseguranças e desafios ao longo desse percurso. Principalmente nos primeiros dias da mãe com o bebê, podem aparecer questões sobre como amamentar corretamente, como posicionar o bebê, como saber se a quantidade de leite materno está sendo suficiente para alimentar o filho, como tratar as fissuras no mamilo, como fazer a ordenha manual e elétrica, entre outros.

Quando: quarta-feira, das 16h às 18h30
Contribuição: entre em contato conosco!

Yoga para gestantes

Relaxar o corpo, aquietar a mente, ter mais consciência sobre o próprio corpo. Com a ajuda da respiração, a prática de yoga produz uma crescente sensação de calma, equilíbrio e segurança interiores. Conforme as posturas e a conexão entre corpo e mente vão se aprimorando, os benefícios da yoga podem ser sentidos não só na gestação, mas se estendem naturalmente para o trabalho de parto.

Quando: segunda-feira, das 19h às 20h
 quarta-feira, das 9h às 10h
Contribuição: entre em contato conosco!

Dança Materna

Os encontros da Dança Materna partem do olhar para os cuidados físicos e emocionais com a mulher e com o bebê durante o período de gestação e pós-parto. Além de proporcionar uma vivência especial de dança em dupla e em trio (os pais são sempre bem-vindos!), a Dança Materna no Núcleo Cuidar estimula a interação e brincadeiras entre as famílias e possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto, a otimização da redução de peso e a reeducação corporal. As aulas são ainda um momento de troca com outras mulheres que estão passando por esse período da vida. Para os bebês, a dança traz o conforto, proximidade com a mãe e relaxamento num ambiente onde a amamentação é incentivada.

Quando: 
Terças-feiras [para mães e bebês de colo e engatinhantes]
das 15h às 16h30. Contribuição: entrar em contato conosco!

Grupo de Apoio a Perdas Gestacionais e Neonatais

A perda de um bebê durante a gestação ou logo após o seu nascimento representa um fato marcante na vida de um casal. Ele pode ser constituído por momentos traumatizantes que serão lembrados e temidos em uma próxima gestação. O processo de luto pela perda comporta várias especificidades, pois ela não passa apenas pelo bebê, mas também por todas as fantasias e expectativas que se criaram ao longo de vários meses, por vezes, antes mesmo de sua concepção.
Por isso, a importância de compartilhar, conversar e buscar apoio em espaços “terapêuticos” que auxiliem e deem suporte nesse momento tão doloroso!

Quando: 
Toda segunda-feira, das 14h às 16h, acontece o nosso Grupo de Apoio a Perdas Gestacionais e Neonatais, com Beatriz Kesselring, Enfermeira Obstetra e Simone Correa, Psicóloga.